CBMAC amplia atuação da Operação Fogo Controlado 2025 e alcança 21 municípios acreanos

Foto: Ascom CBMAC

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre iniciou, nesta quarta-feira (13), o reforço operacional da segunda fase da Operação Fogo Controlado 2025. Com o incremento de efetivos e recursos, a corporação passa a atuar de forma direta em 21 dos 22 municípios do estado, um marco histórico no enfrentamento aos incêndios florestais e queimadas urbanas.

Ao todo, 88 bombeiros militares estão mobilizados, devidamente equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI`s) que atendem certificação internacional, além de 36 viaturas e outros recursos operacionais que irão compor 18 bases estratégicas espalhadas pelo Acre.

 
 
Foto: Ascom CBMAC
Foto: Ascom CBMAC

A Operação Fogo Controlado 2025 é fruto da articulação entre o Governo do Estado do Acre, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência-DIOPI/Senasp o CBMAC, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), prefeituras e demais órgãos parceiros.
A primeira fase da operação concentrou-se em ações preventivas, como a formação de brigadas comunitárias, palestras educativas e campanhas de conscientização, além de treinamentos e mobilização comunitária. Com o início da segunda fase, essas iniciativas continuam sendo executadas, mas agora fortalecidas pelo reforço operacional, ampliando a capacidade de resposta no período crítico da estiagem, especialmente entre agosto e setembro, quando há maior risco de incêndios, conforme projeções climáticas.
“Estamos vivenciando um momento histórico. A expansão da cobertura operacional acompanha as demandas trazidas pelas mudanças climáticas e reafirma a preocupação do Governo do Estado com o bem-estar da população e com a preservação da fauna e da flora”, destacou o comando do CBMAC.

Com essa ampliação, o CBMAC reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e com a segurança da sociedade acreana, garantindo uma atuação mais rápida e eficaz diante dos desafios impostos pela seca.

Foto: Ascom CBMAC

Assessoria de Comunicação do CBMAC

Publicar comentário